Pesquisa Gallup revela que confiança na grande imprensa só não é menor do que a registrada em 2016
Apenas 36% dos americanos acreditam que a grande mídia relata os fatos de forma completa, precisa e justa, revela pesquisa Gallup. A queda foi de quatro pontos percentuais em relação ao levantamento feito no ano passado.
“Ao todo, apenas 7% dos adultos norte-americanos afirmam ter ‘muita confiança’ e 29% declaram ter ‘alguma confiança’ em reportagens de jornais, televisão e rádio (…). Além disso, 29% do público atualmente registra “não muita” confiança e 34% “confiança nenhuma”, diz o Gallup.
Desde 1972 o instituto faz o rastreio da percepção do público sobre as principais instituições dos EUA. De 1972 a 1976, entre 68% e 72% do público tinha uma boa impressão sobre a imprensa nos EUA.
A queda da credibilidade da grande mídia vem caindo paulatinamente desde 1997, mas desde 2003 o índice de confiança não ultrapassa os 50%. A baixa recorde se deu em 2016, quando apenas 32% dos entrevistados declararam confiar no circo da imprensa.
As pesquisas também mostram que a desconfiança é maior entre os americanos que se identificam como Republicanos ou Independentes.