Comunidade ucraniana no Brasil pede cassação de mandato de Arthur do Val

Na sexta-feira 4, o parlamentar fez declarações sexistas sobre as refugiadas do país localizado no Leste Europeu

A Representação Central Ucraniana-Brasileira pediu ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Carlão Pignatari (PSDB), a cassação do mandato de Arthur do Val (Podemos). A instituição reúne organizações civis e religiosas que representam cerca de 600 mil brasileiros descendentes de ucranianos.

“O deputado Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas, em que sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade”, justificou a entidade, em requerimento apresentado na sexta-feira 4.

Os representantes da comunidade ucraniana no Brasil pedem ainda que Pignatari solicite às autoridades policiais internacionais uma investigação sobre eventual abuso sexual de mulheres vulneráveis atingidas pela guerra.

Arthur do Val foi à Ucrânia nos últimos dias para acompanhar de perto o conflito no Leste Europeu. Mas mudou o foco da viagem, segundo áudios vazados nas redes sociais. Em meio à tentativa russa de controlar Kiev, o pré-candidato ao governo paulista encontrou tempo para descrever suas impressões sobre as mulheres ucranianas.

Em mensagem enviada para um grupo de amigos no WhatsApp, o parlamentar afirmou:

“Detalhe, hein, mano: elas olham. E vou te dizer: são fáceis, porque são pobres.”

Fonte; Revista Oeste

COMPARTILHAR