Comissão do Senado vai sabatinar Cristiano Zanin na próxima semana

Ex-advogado pessoal de Lula foi indicado pelo presidente da República para o Supremo Tribunal Federal

Avançam os trâmites para o Senado avaliar a indicação do advogado Cristiano Zanin pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira, 12, o presidente da Casa legislativa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avisou que a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) será realizada na próxima semana, mais precisamente no dia 21.

A informação foi divulgada por Pacheco por meio das redes sociais. Ele afirmou que a data da sabatina foi confirmada pelo presidente da CCJ — e seu antecessor na presidência do Senado —, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Os dois receberam Zanin no Congresso Nacional nesta segunda.

O trio posou para foto — e a imagem já circula pelas mídias digitais.

Fora a sabatina na CCJ, o presidente do Senado avisou que irá agir para que o plenário da Casa vote quanto antes a indicação de Zanin para o STF. “Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao plenário do Senado na mesma data”, afirmou Pacheco, por meio de postagem no Twitter. Independentemente do que acontecer na comissão, caberá ao plenário a decisão de aprovar ou vetar a indicação feita por Lula para o Supremo.

CCJ e Zanin

A sabatina na CCJ vai marcar o encontro de Zanin, ex-advogado pessoal de Lula, com grupo de parlamentares que será responsável pela sua ida — ou não — ao STF para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski. A partir do relatório da comissão, os 81 senadores irão votar a indicação dele ao Supremo. Para isso, ele precisa do aval da maioria simples (ou seja, 41) da Casa.

COMPARTILHAR