Entrada no prédio do STF só é permitida mediante apresentação de comprovante de vacinação ou exame PCR negativo
O presidente Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que realizou um teste para covid-19 cujo resultado foi negativo. Com isso, o chefe do Executivo confirmou presença na cerimônia de posse do novo ministro da Corte, André Mendonça, programada para quinta-feira 16.
O resultado negativo para covid-19 ou a apresentação do comprovante de vacinação são exigências do STF para que pessoas possam entrar no prédio do tribunal. Apesar de ser contra essa exigência, Bolsonaro teve de ser submetido ao teste.
Publicada em outubro, a resolução do Supremo determina que pessoas não vacinadas podem apresentar exames do tipo RT-PCR ou de antígeno realizados 72 horas antes da entrada na sede do tribunal. O mesmo texto também obriga o uso de máscaras nas dependências do prédio.
Aprovado pelo Senado, André Mendonça foi indicado por Bolsonaro ao STF para ocupar a vaga do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou. Mendonça foi ministro da Justiça do atual governo e chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).
A posse do novo ministro da Corte foi agendada pelo presidente do STF, Luiz Fux. O evento marcará o encerramento do ano no Judiciário, que entra em recesso a partir de sexta-feira 17.
“Manifesto satisfação ímpar pela aprovação de André Mendonça porque sei dos seus méritos para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal”, elogiou Fux, em nota divulgada à imprensa no dia em que marcou a posse de Mendonça.
“Além disso, em função da atuação na Advocacia-Geral da União, domina os temas e os procedimentos da Suprema Corte, que volta a ficar mais forte com sua composição completa. Pretendo dar posse ao novo ministro ainda neste ano.”