Com 95 anos, rainha Elizabeth II testa positivo para Covid-19

Neste domingo (20), o Palácio de Buckingham confirmou que a rainha Elizabeth II testou positivo para Covid-19. Segundo o comunicado, a monarca — que completou 95 anos em abril do ano passado — desenvolveu apenas sintomas leves da doença. O gabinete também informou que a rainha já tomou todas as doses da vacina.

O príncipe Charles, filho de Elizabeth II, também testou positivo para Covid-19 há cerca de duas semanas. Desde então, a rainha vinha sendo monitorada, já que teve contato com Charles poucos dias após o seu diagnóstico.

“Sua Majestade está com sintomas leves de resfriado, mas espera continuar com tarefas leves em Windsor na próxima semana”, diz o comunicado.

Seu último compromisso público foi na quarta-feira (16), data em que recebeu autoridades militares no Castelo de Windsor, a cerca de 40 km de Londres. Além de Elizabeth, outros funcionários da família real também se infectaram.

70 anos de reinado

Vale destacar que Elizabeth II completou 70 anos de reinado no dia 6 de fevereiro, um fato inédito na história da monarquia britânica. O segundo reinado mais longo foi o da rainha Vitória, que durou 64 anos.

Desde outubro do ano passado, por conta de problemas de saúde, suas aparições foram se tornando cada vez mais raras. A expectativa é que a rainha participe de um evento no dia 2 de março, seguido de uma cerimônia que ocorre em 14 de março.

O primeiro-ministro Boris Johnson, que chegou a precisar de internação na UTI por conta da doença em 2020, desejou uma “rápida recuperação” a rainha.

Via: G1

COMPARTILHAR