Tanto o ciúme quanto a inveja são sentimentos que fazem parte da natureza dos seres humanos, porém esses sentimentos podem ser totalmente destrutivos quando expressados de maneira exacerbada, tanto para aqueles que nutrem esse sentimento quanto para os que são alvos desses.
Entretanto, embora sejam sentimentos altamente desaprovados pela sociedade, todos possuem dentro de si mesmo que bem pequeno uma parcela de ambos. O que nos difere dos demais é a maneira como lidamos com esse sentimento.
Antes de apontarmos as diferenças entre esses dois, vamos falar sobre o que eles possuem em comum: o medo. Por mais que sejam medos totalmente diferentes, os dois os possuem e esse sentimento de medo é quem guia e controla as ações do ciúmes e da inveja.
Diferenças entre ciúme e inveja
Como saber se aquela pessoa que você tanto gosta está sentindo apenas um pouco de ciúme de você e da sua relação com outra pessoa ou se ela está sentindo inveja do que você possui, inclusive dos seus vínculos afetivos e quer tentar te afastar dessas pessoas por conta disso?
São sentimentos ligados pelo medo mas que porém possuem uma diferença alarmante no modo como esse medo opera, pois o invejoso e o ciumento possuem medos totalmente diferentes.
Inveja ou Ciúme
Um exemplo é o ciumento que pode ver você conversando com uma pessoa, talvez até uma pessoa mais velha e logo irá começar a supor que você está traindo o relacionamento com um sugar daddy e logo surge o medo de te perder, ao passo que o invejoso vai começar a desejar ter um velho rico, ou vai desejar ter sua capacidade de se comunicar com diferentes pessoas ou sua capacidade de ser expressivo.
De maneira geral o invejoso tem medo de que falte algo em si, medo de não possuir algo que outra pessoa possui e logo o desejo de ter também, enquanto o ciumento tem medo de perder alguém, medo de ver essa pessoa compartilhando esse sentimento com outra e ser trocado.