Presidente do Progressistas, senador revela voto por criminalizar posse e porte de drogas, em qualquer quantidade
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) antecipou, nesta quinta-feira (14), sua intenção de votar favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de drogas, no Senado.
Em publicação em suas redes sociais, o presidente nacional do Progressistas disse que votar contra a chamada PEC Antidrogas é votar a favor de uma sociedade doente.
O ex-ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL) ressaltou que o porte de drogas já é crime previsto em lei. E alertou que votos contrários à inclusão da mais rigor para punir pessoas flagradas com drogas seria fomentar mais violência, a expansão do tráfico de drogas e do crime.
Senadores estimam que a PEC Antidrogas tenha vitória incontestável e de lavada, com até 65 dos 81 votos favoráveis à proposta, no Plenário do Senado.
A PEC Antidrogas é uma reação do Congresso Nacional à tendência do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte de maconha em pequenas quantidades, para que usuários não sejam equiparados a traficantes, após abordagens da polícia.