Na lenda, sprites são trolls, fadas e outros espíritos que dançam bem acima da camada de ozônio. Contudo, os cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram que alguns “sprites” bem reais estão sibilando pela atmosfera também, fornecendo uma possível explicação para os outros habitantes lendários dos céus, os OVNIs.
O professor Colin Price, que é chefe do Departamento de Ciências Planetárias e Geofísicas da Universidade de Tel Aviv, diz que trovoadas são o catalisador para um fenômeno natural chamado “sprites”. Ele e seus colegas são uma das equipes líderes no mundo no estudo do fenômeno e Price lidera o estudo de “sprites de inverno” – aqueles que aparecem apenas nos meses de inverno do Hemisfério Norte.
“Sprites aparecem sobre a maioria das tempestades de raios”, explica Price, “mas nós não os víamos até recentemente. Eles ficam altos no céu e duram apenas uma fração de segundo”. Enquanto há muito debate sobre a causa e função destes misteriosos lampejos no céu, eles podem, diz Price, explicar alguns relatos de avistamento de OVNI. Uma descoberta eletrificante