Na costa leste do país, os veículos autônomos serão impedidos de rodar por dois meses
O governo da China proibiu a circulação de carros fabricados pela Tesla na cidade de Beidaihe, na costa leste do país. A medida vale a partir de 1º de julho e vai durar por dois meses.
Segundo o Partido Comunista da China (PCC), o motivo é que a cidade será palco de uma reunião anual de lideranças chinesas. As autoridades locais temem que os carros da montadora — equipados com sensores e câmeras — possam ser usados para espionar o evento.
Essa não é a primeira vez que os chineses adotam essa postura. Segundo o portal de notícias Xataka, no ano passado, os carros da Tesla foram proibidos de circular próximo de instalações militares. Mais recentemente, a proibição foi imposta em Chengdu, que receberia a visita do secretário-geral do PCC, Xi Jinping.
Em todos esses casos, a preocupação é sempre a mesma: a segurança nacional. O novo banimento ocorre mesmo após Elon Musk negar que os carros sejam usados para espionar a China ou qualquer outro lugar. “Há um incentivo muito forte para que sejamos muito sigilosos com qualquer informação”, disse Musk, em um fórum chinês on-line.
As câmeras nos veículos da Tesla auxiliam o motorista a estacionar e servem na direção autônoma. Alguns modelos também possuem câmeras no retrovisor para aumentar a segurança do usuário. Por outro lado, esses dados coletados alimentam uma rede neural da Tesla, que ajuda a treinar o sistema de direção autônoma para cada mercado específico.
Boa relação de Musk com os chineses
Apesar da proibição da circulação de veículos, Musk tem um bom relacionamento com o governo da China. A Tesla é a primeira montadora estrangeira a conseguir instalar uma fábrica em Xangai — sem uma parceria comercial com uma empresa estatal.
No ano passado, a planta em Xangai fabricou aproximadamente 500 mil veículos, correspondendo à quase metade da produção global da Tesla.
Além disso, a China é um importante mercado para Elon Musk. Conforme apontou a Tesla, somente em dezembro do ano passado, foram fabricados cerca de 70 mil veículos, sendo que quase 99% foram vendidos no mercado chinês.