Tribunal determinou a dispensa sumária dos colaboradores
Um cinegrafista amador filmou dois veículos credenciados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com adesivos a favor de Lula. O vídeo começou a circular nesta semana. Conforme as imagens, os veículos tem identificações referentes ao primeiro turno das eleições.
De acordo com o tribunal, que emitiu uma nota nesta segunda-feira, 24, os carros que aparecem nas imagens são de colaboradores que foram contratados por empresas terceirizadas que prestam serviços à Corte. Nas redes sociais, internautas disseram que o TRE-RJ deveria zelar pela imparcialidade.
“Durante o dia de realização do primeiro turno de votação (2/10), os veículos de colaboradores do TRE-RJ — empresas que prestam serviços ao tribunal — receberam credenciais válidas exclusivamente para aquele dia”, informou o tribunal. “E a recebiam quando não ostentavam qualquer tipo de adesivo na carenagem.”
Ainda de acordo com o TRE-RJ, o juiz Alexandre Gavião Pinto, da 200ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, da região de Duque de Caxias, “determinou a dispensa sumária dos colaboradores, a exclusão dos veículos da frota do tribunal e o recolhimento imediato das folhas de autorização de trânsito livre, que já estão novamente em poder do juízo”.
Na semana passada, um juiz proibiu uma mulher de circular com um veículo plotado com adesivos de Bolsonaro em uma cidade do Paraná. O veículo teria imagens do tamanho acima do permitido pela lei eleitoral.