Projeto visa garantir a liberdade dos cidadãos condenados pelo STF
Nesta sexta-feira (6), a presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJ), deputada Caroline de Toni (PL-SC), anunciou a inclusão do Projeto de Lei da Anistia na pauta da próxima semana.
O PL 5643/2023, de autoria do deputado Cabo Gilberto (PL-PB), concede anistia aos presos e condenados pela manifestação que aconteceu em 8 de janeiro de 2023 em Brasília. O relator do texto é o deputado Rodrigo Valadares (União Brasil).
Mesmo com a obstrução da oposição, a CCJ estará em pleno funcionamento para discutir os projetos pautados que são parte do pacote de soluções vindas do Congresso Nacional.
Ao comentar sobre o projeto, a presidente da CCJ destacou a importância da defesa das liberdades e a busca pelo reequilíbrio dos poderes e respeito às instituições.
“Não podemos permitir que o Judiciário atue de forma absoluta. A separação de poderes e o equilíbrio são fundamentais para a nossa democracia. As PECs 28 e 8 e os PLs já discutidos nas últimas semanas, visam trazer a paz e a harmonia entre os poderes, colocando cada um no seu lugar e com a sua competência, conforme prevê a Constituição Federal. Já o PL da Anistia é uma oportunidade de restaurar os direitos daqueles que foram injustamente perseguidos”, afirmou de Toni.