‘Capitão Cueca’ vira piada na intente após publicar fake news sobre Israel usando Inteligência Artificial

Líder do PT na Câmara divulgou foto para criticar reação ao Hamas

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, publicou no último sábado, 14, uma fake news no X, antigo Twitter.

Guimarães publicou uma foto produzida com inteligência artificial para falar sobre a contraofensiva israelense na Faixa de Gaza, mostrando um bebê e sua casa explodindo. Entretanto, a foto era claramente uma imagem produzida por computador.

Mesmo assim, Guimarães escreve uma mensagem dura, acusando Israel de estar cometendo crimes contra inocentes.

“Imagens que chocam o mundo. Cessar fogo imediatamente. A ONU precisa impor ao Hamas e ao Israel. São crimes de guerra contra inocentes” escreveu Guimarães na rede social.

Fake news publicada por José Guimarães (PT-CE), líder na Câmara dos Deputados

A publicação se tornou alvo de piadas por parte dos usuários do antigo Twitter. Comentários como “o mais inteligente dos petistas”, “ficou muito bom, nota -13”, “tão natural como a luz do dia” apareceram na publicação.

Genoino defende terrorismo do Hamas: “Direito à resistência”

Além disso, o post foi alvo de checagem pelos próprios usuários da rede social, que alertaram sobre o uso de inteligência artificial na foto. Após as chacotas, Guimarães apagou a mensagem. O petista não se manifestou.

Assessor de Guimarães foi preso com dinheiro na cueca

No dia 8 de julho de 2005, um então assessor do líder, José Adalberto Vieira, foi preso no embarque do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com US$ 100 mil escondidos na cueca e mais R$ 209 mil em uma mala de mão.

O caso ocorreu em meio aos desdobramentos do escândalo do mensalão, e acabou levando ao afastamento do então deputado José Genoíno, irmão de Guimarães, da presidência do PT.

Com informações da Revista Oeste

COMPARTILHAR