Sob comando do Partido Republicano, deputados denunciam esforço de Biden para silenciar e punir conservadores
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), sob comando do Partido Republicano, aprovou o início de uma ampla investigação sobre as agências federais de segurança.
Os republicanos pretendem examinar o que classificaram como um esforço do governo federal, sob ordem do presidente Joe Biden, para silenciar e punir conservadores em todos os níveis.
Por 221 votos a 211, com todos os democratas se opondo, a Câmara dos EUA aprovou a formação da Subcomissão Selecionada para Instrumentalização do Governo Federal, que será presidida pelo deputado republicano Jim Jordan, de Ohio.
Em um discurso no plenário, Jordan afirmou que seu objetivo é proteger a liberdade de expressão. “Não queremos ir atrás de ninguém”, disse ele. “Só queremos que pare.”
A comissão terá jurisdição ilimitada para examinar qualquer questão relacionada às liberdades civis ou para examinar como qualquer agência do governo federal coletou, analisou e usou informações sobre os norte-americanos.
Eles citaram outras reclamações para investigar, incluindo alegações de que o governo federal incentivou o Twitter a discriminar os republicanos e o tratamento de manifestantes conservadores ou de direita em reuniões de conselhos escolares e clínicas de aborto.