Um trio de suspeitos foi detido com um carregamento de mais de uma tonelada de maconha, em Hortolândia, São Paulo, nesta quinta-feira (28). A apreensão, que se deu no âmbito da Operação Fronteira da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), foi marcada por uma cena inusitada: um cão se rendeu no chão junto com os suspeitos.
De acordo com a Polícia Civil, o cão fazia a segurança da chácara onde aconteceu a apreensão. A carga da droga teria saído de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com destino ao interior de São Paulo. A finalidade da Operação Fronteira é interceptar carregamentos de drogas oriundos de outros países e que passam pela região Centro-Oeste antes do destino final.
“Nós não estamos investigando um determinado grupo, porque existem vários. (…) Com certeza, isso daqui [quantidade de droga] não daria para muito não, espalharia rapidinho”, afirmou o delegado Marco Antônio Pozetti.
Dentre os três indivíduos rendidos, um era o motorista da carreta, outro era o dono do imóvel e o terceiro era o ajudante. A droga estava separada em exatos 1176 tijolos. Os criminosos foram levados para a delegacia da Policia Civil e, após serem submetidos a exame cautelar, foram conduzidos para a Cadeia Pública de Sumaré, onde aguardarão por Audiência de Custódia.
Quanto ao cãozinho, da raça rottweiler, irá permanecer com a dona chácara, uma vez que a polícia constatou que a mesma não tem envolvimento com o tráfico de drogas. Ainda assim, a Polícia Civil volta ao local nesta sexta (29) para verificar a condição do animal e de outros dois cães.