Um brasileiro foi assassinado em Oakland, nos Estados Unidos, após elogiar um cachorro. Matheus Martines Gaidos, de 27 anos, trabalhava como entregador de flores e estava morando nos EUA há cinco anos. Ele voltaria para o Brasil daqui a dois meses.
Matheus fazia uma entrega quando um casal se aproximou com um cachorro. O brasileiro teria elogiado o animal, mas o tutor se irritou, iniciando uma discussão. Matheus teria levado um tapa do homem e revidado jogando as flores em seu rosto. Em seguida, o homem sacou uma arma e atirou no brasileiro à queima-roupa.
Matheus foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O atirador e a mulher que estava com ele foram detidos pela polícia norte-americana.
À emissora KTVU FOX 2, Isabel Martines, mãe da vítima, contou que o filho estava no celular jogando videogame com um amigo no Brasil enquanto entregava flores. O amigo teria ouvido, pelo telefone, Matheus dizer “bom cachorro”, e então começou uma confusão. Matheus teria dito ao colega: “Levei um tiro”.
Isabel embarcou para os EUA assim que soube da morte do filho. “Ainda não tive contato nem para reconhecer o corpo do meu filho. Falaram que o detetive está de folga e só poderá nos atender na terça-feira, às 8 horas”, declarou.
Segundo ela, Matheus havia deixado o Brasil justamente por causa da violência.
“Ele foi para São Francisco porque tinha muito medo da violência no Brasil e aconteceu esse fato trágico com ele (…). Foi cruel, foi sem motivo. O cara saiu da casa dele e atirou no primeiro que encontrou. Nada vai trazê-lo de volta, mas tenho fé que a justiça vai ser feita”, lamentou.