Brasil prepara relatório contra extradição de Allan, diz site

Documento do Ministério da Justiça será enviado aos Estados Unidos

Apesar do pedido de extradição de Allan dos Santos, autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o jornalista pode não ser extraditado dos Estados Unidos (EUA). Isto porque, de acordo com o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o governo prepara um parecer contra a extradição do jornalista.

O documento deverá ser enviado a autoridades dos EUA que já receberam o pedido de extradição, mas que ainda não deram prosseguimento a ela, já que o nome de Allan dos Santos não aparece na lista vermelha da Interpol.

A decisão de Moraes atende a uma solicitação da Polícia Federal (PF). Além do pedido de extradição, ele determinou a prisão preventiva do jornalista. De acordo com o ministro, o órgão “apresentou indícios fortes, plausíveis e razoáveis da vinculação do representado Allan Lopes dos Santos à prática de diversos crimes”.

Segundo o colunista, o documento será preparado pelo Ministério da Justiça e deve trazer como argumentos contra a extradição o fato de Allan ser acusado de “crimes de opinião”.

Allan é alvo de dois inquéritos no STF: um que investiga a suposta divulgação de fake news e ataques a ministros da Corte, e um outro que aponta a possível atuação de uma “milícia digital” que estaria conspirando contra a democracia. Ele atualmente reside nos Estados Unidos.

COMPARTILHAR