Pesquisa analisou exportações dos últimos 20 anos e mostra como o país alcançou posições importantes no mercado internacional
Um estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre as exportações brasileiras entre os anos 2000 e 2020 revela que o país alcançou, neste período, posições importantes no mercado internacional, não só na exportação, mas também na produção. A pesquisa mostra que o país é o quarto maior produtor de grãos (arroz, cevada, soja, milho e trigo) do mundo, sendo responsável por 7,8% da produção mundial, sendo que, na soja, se tornou o maior produtor e exportador, em 2020, respondendo por 50% do comércio mundial do grão. No milho, foi o segundo maior exportador em 2020, além de ter sido o maior produtor de açúcar (com 1/3 da produção global) e café (com 30,3% do total), em 2020.
Segundo o estudo, foi também o maior exportador de carne bovina, com 2,2 milhões de toneladas e 14,4% do mercado internacional e é o detentor do maior rebanho do mundo. Em 2020, o Brasil ocupou o segundo lugar em quantidade de carnes exportadas (bovina, suína e aves), com 7,4 milhões de toneladas (13,4% do total mundial). No ano passado, as 4,3 milhões de toneladas (20,9%) colocaram o país como o maior exportador de carne de aves.