Bolsonaro fala sobre bate-boca que teve com francês: ‘Traduz pra esse picareta’; assista ao vídeo

Durante a live que faz nas redes sociais, excepcionalmente realizada nesta sexta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre um desentendimento que teve com um cidadão francês acerca da Amazônia. O fato teria ocorrido em uma loja em Lisboa, Portugal.

“De repente chega um cara, nada contra baixinho, barrigudo, cabeludo e barbudo. Nada contra esses caras aí, tá? Parecia lá um anãozinho. Começou a falar em francês, eu entendi que era francês. não sei falar em francês, traduz aí: ‘Ah, ele tá falando pra você parar de tocar fogo na Amazônia’” — disse Bolsonaro.

”A resposta que dei para ele não posso dizer para vocês aqui. Traduz pra esse picareta, esse mané aí: eu quero saber das florestas da França, eu quero saber qual a energia da França, qual a fonte, eu quero saber se tem mata ciliar na França, se estão fazendo reflorestamento” — relatou.

“Tem desmatamento ilegal? Tem. Mas é simples: é só não comprar madeira nossa. Não é nessa proporção toda. Você sabe qual o tamanho da Amazônia? É equivalente a uma Europa Ocidental. Como é que vai tomar conta disso tudo? E outra: se desmatasse tanto quanto falam, já era um deserto. E não é verdade” — explicou.

Segundo o presidente, cidadãos brasileiros estariam por trás das imagens negativas que o país anda tendo fora do exterior no tocante ao meio-ambiente.

“Enquanto a gente rala feito um desgraçado para levar o nome do Brasil, pega um brasileiro lá fora para criticar o Brasil falar mentiras sobre a Amazônia” — disse o chefe do executivo.

“Parece que tem uns caras que têm prazer de chegar lá fora e dizer tão tacando fogo na Amazônia. Uma matéria de 1985 anunciando para 25 anos depois: ‘Em 2010 a Amazônia será uma imensidão de areia’. Em 2010 não aconteceu isso, em 2021 também” — prosseguiu.

“A matéria de agora, a mesma xaropada de sempre; matéria muitas vezes patrocinada por brasileiros, aquela complicação toda. Eu nunca vi ninguém da Califórnia saindo da Califórnia falando que tá pegando fogo. Ninguém critica seu país” — finalizou.

Veja o vídeo

COMPARTILHAR