Biden: americanos não precisam temer guerra nuclear

Declaração ocorreu um dia depois de Putin pôr armas atômicas de seu país em ‘posição de alerta grave’

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, informou nesta segunda-feira, 28, que o presidente Joe Biden disse que “os norte-americanos não precisam temer uma guerra nuclear”.

Jen afirmou ainda que “a Rússia e os Estados Unidos concordam que uma guerra nuclear teria muitas consequências devastadoras, e que nunca poderia ser ganha”.

“Uma retórica provocativa como essa deve ser evitada e não a alimentaremos”, disse Psaki. “Neste momento, não vamos alterar o nosso nível de alerta.”

Putin sobe o tom e fala em ‘guerra nuclear’

No domingo 27, o presidente Vladimir Putin pôs armas nucleares de seu país em “posição de alerta grave”. O ato ocorreu depois de Putin considerar “ofensivas” as declarações de lideranças da Organização do Tratado do Atlântico Norte sobre a invasão à Ucrânia determinada por ele.

Belarus, país aliado da Rússia, realizou ontem um referendo em que aprovou uma nova Constituição, que elimina seu status de “não nuclear”. Segundo a comissão eleitoral belarussa, a população que participou da votação se disse a favor de permitir que o país abrigue armas nucleares e forças militares russas de maneira permanente.

Alexander Lukashenko, presidente de Belarus, permitiu o uso militar de seu território de fronteira com a Ucrânia pela Rússia.

COMPARTILHAR