Desde 14 de dezembro, 16 dos 25 membros do grupo no local testaram positivo para o coronavírus
Uma base na Antártida está passando por um surto de covid-19. As instalações são belgas e apenas vacinados contra a doença são permitidos no local.
O surto de covid-19 na Estação Polar Princesa Elisabeth começou em 14 de dezembro. Dessa data em diante, 16 dos 25 membros equipe da base na Antártida contraíram a doença.
A primeira contaminação por coronavírus foi registrada em uma equipe que havia chegado uma semana antes do surto de covid-19 começar. Esse grupo ficou em isolamento, bem como outras pessoas que testaram positivo posteriormente. Ainda assim o vírus continuou circulando.
“A situação não é dramática”, disse Joseph Cheek, gerente de projeto da International Polar Foundation (IPF), operadora da estação de pesquisa. “Embora tenha sido um inconveniente colocar em quarentena certos membros da equipe que contraíram o vírus, isso não afetou significativamente nosso trabalho na estação em geral”.
Existem dois médicos para emergências no local. De acordo com o IPF, apesar de um voo de retorno programado para 12 de janeiro ter sido oferecido para os contaminados, nenhum deles manifestou o desejo de deixar o local.
Essa é a segunda base na Antártida a passar por um surto de covid-19. Em dezembro de 2020 militares chilenos lotados na estação de pesquisa Bernardo O’Higgins foram infectados depois que marinheiros de um navio de abastecimento testaram positivo para o coronavírus.