Barroso: “Criaram lenda de que o Judiciário é contra o presidente”

Ministro afirmou que o STF não tem lado político

Durante discurso em evento realizado em Nova Iorque nesta segunda-feira (14), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a ideia de que a Corte é contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma “lenda”. Segundo o magistrado, o STF não tem um lado, somente o das instituições.

“Criou-se uma lenda no Brasil de que o Supremo Tribunal Federal é contra o presidente. Todos os presidentes tiveram queixas do Supremo, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff. A única diferença é que nenhum deles atacou o Supremo. Nós não temos lado, só o das instituições”, disse ele, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.

Na ocasião, Barroso também afirmou que “só não existe tensão entre o Poder Judiciário e o Executivo em países em que as cortes foram cooptadas”.

O ministro ainda defendeu o resultado das eleições, acrescentando que os que não respeitam o resultado demonstram “espírito antidemocrático”.

“Supremo é o povo. O povo se pronunciou, e a eleição acabou, só cabe respeitar o resultado. O resto é espírito antidemocrático, quando não selvageria”, avaliou.

Barroso e seus colegas, os ministros Ricardo Lewandowsk, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes foram aos Estados Unidos para participar do evento Lide Brazil Conference. Eles foram alvo de protestos durante a viagem.

A recepção aos ministros do STF em Nova Iorque (veja o vídeo)

COMPARTILHAR