A cena ocorreu nesta quarta-feira, em frente à sede da Secretaria Municipal da Ordem Pública
Agentes da Guarda Municipal de Salvador, na Bahia, jogaram uma bomba em vendedores ambulantes que tentavam se credenciar para trabalhar no Carnaval da capital baiana. A cena ocorreu nesta quarta-feira, 8, em frente à sede da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop). Não houve feridos.
O credenciamento, feito exclusivamente pela internet, começou às 10 horas e seguiu até as 10 horas de quinta-feira 9. A TV Bahia flagrou o momento em que os agentes jogaram a bomba nos vendedores. As imagens mostram que os explosivos saíram de um pátio interno da Semop.
Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), disse que vai apurar o caso. A GCM informou que os agentes receberam uma solicitação depois de ambulantes supostamente tentarem bloquear o acesso a vias. A Guarda Civil alega que houve uma confusão generaliza, com depredação do patrimônio público.
Imagens divulgadas pela GCM mostram dois homens arremessando uma pedra contra a secretaria. Ao mesmo tempo, a maioria dos ambulantes corre para tentar se proteger. A GCM informou que teve de fazer uso progressivo da força.
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) informou que, em razão do elevado número de acessos ao Sistema de Cadastramento de Ambulantes (SCA), o serviço teve de ser temporariamente suspenso.
O cadastramento no SCA para o Carnaval 2023 reabriu às 14 horas desta quarta-feira. A Companhia de Governança Eletrônica de Salvador informou, em nota, que trabalha para resolver o problema.