Ator de Hollywood se arrepende de papel transexual em filme

Eddie Redmayne foi protagonista de A Garota Dinamarquesa, que lhe rendeu indicação ao Oscar

O ator Eddie Redmayne disse ter se arrependido de interpretar uma mulher trans no filme A Garota Dinamarquesa, de 2015. Em entrevista ao The Sunday Times, o ator britânico definiu o seu papel no longa como “um erro’.

O artista disse ainda que, nos dias de hoje, não aceitaria viver a personagem. “Não, não aceitaria agora. Fiz aquele filme com as melhores intenções, mas acho que foi um erro”, declarou.

No entanto, a postura do ator não se trata de uma repressão ao tema, pelo contrário. Sua decisão é justamente em apoio à causa trans, pois na época do lançamento, A Garota Dinamarquesa foi alvo de críticas por dar o papel a um ator cisgênero (pessoa que se identifica exatamente com o sexo com o qual nascera). Ou seja, para muitos, o papel deveria ser vivido por um artista trans.

“A maior discussão sobre as frustrações em torno do elenco do filme gira em torno de como muitas pessoas não têm um lugar à mesa. Deve haver um nivelamento, senão vamos continuar tendo esse tipo de debate”, disse o ator.

O filme rendeu a Redmayne indicações de Melhor Ator nos principais prêmios do cinema, como Oscar, Globo de Ouro e SAG Awards. O longa foi lançado em 2015, dirigido por Tom Hooper, e foi inspirado na história de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

COMPARTILHAR