Asteroide de 1,2 km passa “perto” da Terra nesta quarta

Corpo celeste fez sua maior aproximação da Terra em quatro séculos

Um asteroide com cerca de 1,2 quilômetro de diâmetro passou relativamente “próximo” da Terra durante a noite desta quarta-feira (15). No entanto, apesar da “proximidade”, a passagem do corpo celeste não representou qualquer ameaça para o nosso planeta. De acordo com a Nasa, o objeto passou a cerca de 12 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Chamado 199145 (2005 YY128), o asteroide fez sua maior aproximação com a Terra em quatro séculos por volta das 20h pelo horário de Brasília. De acordo com informações do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa, o corpo celeste viaja a uma velocidade de 88.740 km/h.

Apesar de não se saber com exatidão o tamanho do 2005 YY128, a dimensão aproximada dele o coloca em uma categoria de corpos potencialmente perigosos (PHA, na sigla em inglês). A designação, porém, é apenas uma classificação técnica e não quer dizer que ele é uma ameaça para a Terra, nem mesmo em um futuro próximo.

“A definição de PHA é basicamente qualquer objeto que vai passar a menos de 0,05 unidades astronômicas (1ua = distancia Terra-Sol) da Terra”, detalhou o astrônomo Pedro Bernardinelli ao portal G1.

O asteroide que passou próximo da Terra, nesta quarta, foi descoberto em 2005 por astrônomos do Kitt Peak Observatory, no sul do Arizona, nos Estados Unidos. A partir de então, os pesquisadores passaram a mapear a órbita do corpo celeste com alto grau de precisão.

COMPARTILHAR