O reforço foi solicitado pelo governador Eduardo Leite
O Ministério da Defesa da Argentina publicou, nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial, uma resolução que autoriza o envio de militares para ajudarem nos trabalhos humanitários no Rio Grande do Sul.
De acordo com a rádio argentina Dos, a autorização responde a um pedido feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB) que pediu reforços diante “da magnitude do desastre hidrometeorológico que atravessa a República Federativa do Brasil, dos danos estruturais e do número das pessoas afetadas”.
Leite pediu à comissão dos Capacetes Brancos que colaborasse no resgate de pessoas, logística e gestão de abrigos e o embaixador extraordinário dos Capacetes Brancos, Luis Porreti, permitiu a saída do Pessoal Militar para colaborar no Brasil.
De acordo com a lista divulgada pelo Governo argentino, são oito militares que serão enviados ao Brasil: Lucía Candela Muñoz; Renzo Marcelo Fernández; Enrique Nicolás Rodríguez; Franco Emanuel González; Javier Feliciano Bravo; Gabriel Hernán Tolaba; Sergio Nicolás Núñez; e Jorge Salvador Ponce.
Essa não é a primeira ajuda do país vizinho, a Argentina enviou no dia 9 de maio um avião Hércules C-130 da Aeronáutica, carregado com duas estações de purificação de água e pessoal para operá-las. Também na semana passada, foram autorizados 20 efetivos e caninos da Polícia Federal argentina.
A governo de Javier Milei também mandou para o estado gaúcho especialistas em logística da Comissão dos Capacetes Brancos, um avião para transporte de pessoas e cargas, pastilhas de purificação de água, três helicópteros para transferência e evacuações e duas estações de purificação de água, uma equipe móvel com pessoal de saúde, mergulhadores táticos da Marinha Argentina e unidades de engenharia com barcos.