Após ataque russo, presidente da Ucrânia decreta lei marcial

Volodymyr Zelensky afirmou que já procurou os Estados Unidos e disse que o setor de defesa ucraniano está funcionando

Pouco após as primeiras informações sobre uma ampla ação militar russa em diferentes áreas da Ucrânia começarem a ser divulgadas, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, transmitiu uma mensagem em que pediu calma ao povo ucraniano e declarou que a nação está adotando a lei marcial (quando regras militares substituem as leis civis comuns de um país).

“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã [quinta, 24] o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbass. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país”, anunciou.

Zelensky também informou que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e disse que os americanos “já começaram a unir o apoio internacional”. O presidente ucraniano declarou ainda que o setor de defesa e segurança do país está funcionando.

“Hoje cada um de vocês deve manter a calma. Fique em casa se puder. Nós estamos trabalhando. O exército está trabalhando. Todo o setor de defesa e segurança está funcionando. Sem pânico. Nós somos fortes. Estamos prontos para tudo. Vamos vencer todos porque somos a Ucrânia”, completou.

COMPARTILHAR