Após 30 anos, Nasa anuncia duas novas missões em Vênus

Expedições estudarão a atmosfera e a história geológica do planeta

Depois de passar 30 anos sem realizar expedições em Vênus, a Nasa comunicou que fará duas missões no planeta até 2030. A Davinci + ocorrerá daqui a sete anos, enquanto a Veritas será executada daqui a 9 anos. As missões se dedicarão a estudar a atmosfera e a história geológica do segundo planeta mais próximo do Sol.

De acordo com a agência de exploração espacial, o objetivo é compreender melhor por que Vênus e a Terra tomaram rumos tão diferentes se ambos possuem tamanho, massa e composição similares. A curiosidade é saber por que o nosso planeta se tornou habitável, com disponibilidade de água e oxigênio, enquanto Vênus desenvolveu temperaturas altíssimas e uma densa atmosfera de dióxido de carbono.

Na tentativa de responder tais questionamentos, a Nasa não pretende poupar recursos. Um total de 1 bilhão de dólares (o equivalente a R$ 5 bilhões) serão investidos nas duas missões.

O primeiro passo será a Davinci + medir a composição da atmosfera de Vênus, a fim de desvendar se o planeta já possuiu um oceano.

– A missão consiste em uma esfera que mergulhará na espessa atmosfera do planeta, fazendo medições precisas de gases nobres e outros elementos – detalhou a Nasa.

Veritas, por sua vez, se dedicará a estudar a história geológica de Vênus e determinar se vulcões ativos liberam vapor de água na atmosfera.

– [A missão] rastreará os relevos em quase toda a superfície do planeta para criar uma reconstrução 3D da topografia e confirmar se processos como tectônica ou vulcanismo continuam ocorrendo lá.

ARTEMIS 1

O novo administrador da Nasa, Bill Nelson, garantiu também que o nosso satélite natural ganhará uma expedição “ainda este ano”, com a missão Artemis 1, a primeira do programa de retorno à Lua dos Estados Unidos.

COMPARTILHAR