App pode mapear rapidamente sequências de DNA de patógenos virais, como o vírus da gripe e Zika
Um grupo de cientistas do Cold Spring Harbos Laboratory (CSHL) anunciou a criação do primeiro analisador de sequência de genoma móvel do mundo.
Trata-se de um aplicativo para iPhone chamado iGenomics.
Quando integrado com um sequenciador de DNA portátil, o aplicativo consegue criar uma espécie de laboratório móvel de genética.
Criado por Aspyn Palatnick, no laboratório do professor associado adjunto Michael Schatz, o iGenomics levou oito anos para ficar pronto.
Palatnick e Schatz descreveram como o app pode mapear rapidamente sequências de DNA de patógenos virais, como o vírus da gripe e Zika, e identificar mutações importantes para diagnóstico e tratamento.
Além disso, os cientistas também forneceram uma espécie de tutorial para analisar outros genomas, como o de um paciente com coronavírus.
Como se trata de um app, todo o processo é executado internamente no iPhone, reduzindo a necessidade de notebooks ou grandes equipamentos de campo.
O desenvolvimento da novidade foi feito para complementar os pequenos dispositivos de sequenciamento de DNA oferecidos atualmente pela Oxford Nanopore.