Anne Rice, autora de ‘Entrevista com o Vampiro’, morre aos 80 anos

Em uma postagem nas redes sociais, Christopher Rice, filho da escritora Anne Rice, comunicou que sua mãe faleceu na noite deste sábado (11), devido a complicações resultantes de um acidente vascular cerebral. A autora de ‘Entrevista com o Vampiro’ tinha 80 anos.

“A imensidão da dor de nossa família não pode ser exagerada. Como minha mãe, seu apoio a mim foi incondicional – ela me ensinou a abraçar meus sonhos, rejeitar a conformidade e desafiar as vozes sombrias do medo e da dúvida. Como escritora, ela me ensinou a desafiar os limites do gênero e a me render às minhas paixões obsessivas”, lembrou Christopher.

Com mais de 150 milhões de livros vendidos desde os anos 1970, Anne Rice nasceu em Nova Orleans em 1941, e se tornou conhecida no mundo todo como uma escritora de ficção gótica. Seu primeiro best-seller, ‘Entrevista com o vampiro’, foi publicado em 1976 – e uma curiosidade: a edição brasileira, disponível pela Editora Rocco, tem tradução de ninguém menos do que Clarice Lispector.

O romance apresenta o vampiro Louis de Pointe du Lac, que conta a história de sua vida a um repórter, e é o primeiro de uma série de dez publicações das chamadas ‘Crônicas Vampirescas’. A obra foi adaptada para o cinema por Neil Jordan em 1994, em um filme estrelado por Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater e Kirsten Dunst. A sequência, ‘A Rainha dos Condenados, foi lançada em 2002.

Uma nova adaptação, desta vez em forma de série, foi anunciada em junho pela AMC, com produção de Mark Johnson (‘Breaking Bad’ e ‘Better Call Saul’). Oito episódios foram encomendados pela AMC Networks, que adquiriu os direitos de 18 livros das ‘Crônicas Vampirescas’ e das ‘Bruxas de Mayfair’ de Rice no ano passado.

A ideia é transformar a coleção de livros em um universo de séries e spin-offs, sob a coordenação de Johnson. Rolin Jones, cocriador e showrunner da primeira temporada de ‘Perry Mason’, da HBO, será o responsável por ‘Entrevista com o Vampiro’, enquanto Anne e seu filho Christopher Rice figurariam como produtores executivos.

“Vamos nos consolar com a esperança compartilhada de que Anne esteja agora experimentando em primeira mão as respostas gloriosas a muitas das grandes questões espirituais e cósmicas, cuja busca definiu sua vida e carreira”, escreveu Christopher. Anne Rice será enterrada no mausoléu da família no cemitério Metairie, em Nova Orleans, e no próximo ano, uma celebração de sua vida acontecerá na cidade. “Este evento será aberto ao público e contará com a participação de seus amigos, leitores e fãs que lhe trouxeram alegria e inspiração ao longo de sua vida”, completou o filho.

Fonte: Olhar Digital

COMPARTILHAR