Em carta para o presidente americano, artistas pedem ‘boicote’ a acordo com o presidente brasileiro
Um grupo que reúne 36 artistas, dentre eles americanos e brasileiros, resolveram se manifestar e enviar uma carta ao presidente americano, Joe Biden, para que não concretize o acordo ambiental com o governo brasileiro do presidente Jair Bolsonaro. Eles pedem que antes que o acordo seja realizado, a Amazônia registra uma redução real no desmatamento.
O texto é apoiado por cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Katy Perry, além dos atores Wagner Moura, Mark Ruffalo e Leonardo Di Caprio.
Na carta, os artista argumentam que “ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos, mas um acordo com o Bolsonaro não é a solução. Encorajamos você a continuar o diálogo com povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia Amazônica, com governos subnacionais e a sociedade civil (…) antes de anunciar quaisquer compromissos ou liberar quaisquer fundos”
Ademais, ele salientam que “proteger a Floresta Amazônica é essencial para soluções globais para lidar com as mudanças climáticas. No entanto, a integridade deste ecossistema crítico está se aproximando de um ponto de não retorno devido às crescentes ameaças à floresta tropical e aos seus guardiões pelo governo Bolsonaro, incluindo desmatamento, incêndios e ataques aos direitos humanos”.