All Star lança tênis com símbolo ocultista e gera repúdio na web

A Nike, proprietária da marca, nega envolvimento com religião

O lançamento de uma edição limitada de um tênis All Star Converse causou uma onda de reações nas redes sociais. A marca lançou nos Estados Unidos um novo modelo da linha Converse x DRKSHDW, desenhados por Rick Owens, que adicionou um pentagrama, símbolo utilizado em contextos ocultistas.

A publicidade na página da marca, que está sendo considerada uma ode ao satanismo, traz modelos carecas com a cabeça pintada de branco e com lábios e olhos pintados de preto. Em uma das imagens da campanha, o casal de modelos faz um movimento formando um pentagrama invertido.

O estilista Rick Owens explicou sobre a escolha do controverso símbolo.

“Uso esse pentagrama há muito tempo porque, obviamente, ele tem associações ocultistas adolescentes. Mas eu gosto de diagramas geométricos como esse porque, de uma forma muito primitiva, eles são a compreensão de uma cultura para o controle. E uma maneira de organizar pensamentos e sistemas… Eu gosto do fato de que se refere a um sistema alternativo. E isso sugere abertura e empatia. Sugere a busca do prazer, a busca da sensação…Uma das principais coisas que eu acho que sugere é a empatia e uma consideração de sistemas de vida que podem não ser padrão. Isso nos leva a aceitar mais e a ser mais tolerantes com outros sistemas, o que eu acho que é uma coisa boa”, disse.

All Star com pentagrama Foto: Reprodução/Instagram

A Nike, proprietária da Converse/All Star, se pronunciou afirmando que não se trata de uma alusão à religião, e que o logotipo clássico será mantido.

“O novo modelo de tênis incorpora o desenho do logotipo do pentagrama DRKSHDW, que tem sido usado em sua linha por muitos anos… O pentagrama, que tem muitas e diferentes associações, não é, de modo algum, um comentário da Converse sobre religião, nem substitui o logotipo icônico ‘All Star’ em nossos calçados”, disse um porta-voz da empresa.

A publicação no Instagram da Converse acumula mais de 15 mil comentários, sendo a grande maioria de cunho negativo. Frases como “Adeus, Converse” e “Não, obrigado” se multiplicam na postagem.

“Esta, definitivamente, não é uma declaração de moda. Esta é apenas outra forma pela qual o demônio se promove, embora as pessoas não percebam. É hora de buscar Jesus Cristo. Rezo por todas as pessoas que já não têm olhos para ver nem ouvidos para ouvir”, comentou um internauta.

Um outro usuário escreveu “Sou muito cristão para isso”, e recebeu mais de 15 mil curtidas.

O modelo ainda não chegou ao Brasil, mas internautas brasileiros também já começaram a expor suas considerações.

Fonte: Pleno News

COMPARTILHAR