Alckmin abre Agrishow sem público para evitar passar vergonha por causa de Bolsonaro

Bolsonaro prometeu estar presente no primeiro dia da Agrishow aberto ao público, nesta segunda-feira, 29

Na cerimônia de abertura da Agrishow deste ano, que foi um evento exclusivo para a imprensa e expositores, o vice-presidente Geraldo Alckimin, acompanhado dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), ressaltou as ações governamentais para o setor agrícola. No entanto, optou por não comentar sobre a inauguração da feira sem a presença do público.

Segundo informações do site O Antagonista, Alckimin mencionou uma linha de financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação com taxa de juros de TR mais 4%. Ele também recordou a proposta da lei de depreciação acelerada e a criação da LCD (Letra de Crédito do Desenvolvimento), que oferece condições especiais de Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, destacou os 3,5 bilhões de reais de crédito do governo para iniciativas de descarbonização da frota brasileira.

O vice-presidente afirmou: “Metade da exportação brasileira é agro, mas precisamos encontrar mais mercados. Estamos indo no fim de maio para Arábia Saudita e China para abrir mais mercados aos nossos produtos”. Ele fez essa declaração durante uma cerimônia com cerca de 400 participantes e várias cadeiras vazias.

Depois dos discursos, Alckmin conversou com a imprensa em um dos estandes da feira preparado para receber os representantes do governo. Os demais espaços de exposição ainda estão nos preparativos finais para a abertura oficial do evento nesta segunda-feira, 29.

A feira de agronegócios, realizada em Ribeirão Preto, trouxe uma inovação na edição de 2024: uma cerimônia de abertura antes do início do funcionamento dos estandes do evento e sem público. Essa medida foi tomada para evitar situações constrangedoras como a do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro atraiu todas as atenções e resultou no “desconvite” ao ministro Fávaro.

Bolsonaro prometeu estar presente no primeiro dia da Agrishow aberto ao público, nesta segunda-feira, 29. No entanto, o ex-presidente programou, para o mesmo horário do discurso de Alckmin na feira, uma manifestação em um dos principais cruzamentos de Ribeirão Preto, o encontro entre as avenidas Getúlio Vargas e João Fiuza.

COMPARTILHAR