Karina Kufa representará o parlamentar em processos relacionados a questões eleitorais
A advogada Karina Kufa, especialista em direito eleitoral e administrativo que representa o presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai assumir agora a defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) em processos relacionados a questões eleitorais. A informação, divulgada em diversos veículos de imprensa, foi confirmada pela profissional nas redes sociais.
“Diante das inúmeras notícias, venho confirmar que estarei na defesa do deputado federal Daniel Silveira, especialmente para representá-lo nas questões eleitorais. É com grande satisfação que assumo essa missão!”, escreveu Karina, no Twitter, nesta quarta-feira (18).
De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, o objetivo da advogada será assegurar que a candidatura de Silveira ao Senado este ano seja liberada. A desconfiança decorre do fato de que o posicionamento de alguns membros do Supremo é de que o indulto presidencial não exime o deputado da inelegibilidade decorrente da condenação que ele sofreu na Suprema Corte.
No dia 20 de abril deste ano, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo STF pelos crimes de coação no curso do processo (artigo 344 do Código Penal) e tentativa de impedir o livre exercício dos poderes da União (artigo 23 da revogada Lei de Segurança Nacional). No dia seguinte, o presidente Jair Bolsonaro concedeu um indulto individual a Silveira.