‘Absolvido’ por Bonner, Lula não foi inocentado pela Justiça

Em debate na Globo, o presidente Jair Bolsonaro lembrou a declaração do apresentador do Jornal Nacional sobre o petista

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segundo a qual o petista teria sido absolvido de seus processos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Só se foi pelo William Bonner”, disse o chefe do Executivo, na sexta-feira 28, em debate promovido pela TV Globo.

“Ele vai repetir aqui que você foi absolvido”, afirmou Bolsonaro, referindo-se ao apresentador do Jornal Nacional. “Acho que Bonner será indicado para um possível, hipotético, impossível governo seu para ser ministro do STF. Você foi ‘descondenado’, Lula, por um amigo do STF. Ele achava que você deveria ser julgado em Brasília, não em Curitiba. Você é bandido, Lula.”

Em entrevista realizada em 25 de agosto, Bonner “absolveu” Lula. “O senhor não deve nada à Justiça”, ressaltou o jornalista, na ocasião. Um mês depois, em comício na quadra da Portela, no Rio de Janeiro, o petista agradeceu a gentileza. “Achei honroso o William Bonner, no dia em que fui à entrevista na Globo, dizer: ‘Presidente, o senhor não deve mais nada à Justiça deste país’. Eles que devem a mim. Em algum momento, o Estado terá de devolver e me pagar os prejuízos que causaram em minha vida.”

Entre 2017 e 2019, o petista foi condenado em três instâncias por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele foi julgado por nove juízes. Em 2021, teve as sentenças anuladas pelo ministro Luiz Edson Fachin, do STF, em razão de um “erro processual por incompetência de foro”.

Contudo, Lula não foi absolvido pela Justiça. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou as ações contra Lula, em virtude da extinção da punibilidade pela prescrição.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR