A volta de Elis Regina no novo comercial da Volkswagen criado com inteligência artificial (veja o vídeo)

Propaganda que comemora os 70 anos da empresa viralizou nas redes sociais

A campanha dos 70 anos da Volkswagen no Brasil começou a ser veiculada na madrugada desta terça-feira, 4. A propaganda mostra a cantora Elis Regina no volante de um modelo antigo do automóvel da marca.

A artista, falecida há 41 anos, aparece cantando a música Como Nossos Pais, de Belchior, em um dueto com a sua filha, a também cantora, Maria Rita.

O comercial foi criado com inteligência artificial (IA), em uma tecnologia deep fake que usa uma grande base de dados para “recriar” a artista.

A produção começa com Maria Rita dirigindo uma ID.Buzz, novo modelo da antiga Kombi desenvolvido pela marca. A artista canta a canção e, em seguida, aparecem algumas imagens de carros da empresa que marcaram gerações, como o Fusca e a Brasilia.

Na sequência, surge uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que encosta ao lado do veículo conduzido por Maria Rita. Elas compõem o dueto.

Inteligência artificial 

De acordo com a Volkswagen, a tecnologia conhecida como deep fake foi empregada para trazer Elis Regina para a campanha. A técnica, que faz uso de inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.

Também foi necessário usar uma atriz-dublê para se passar pela cantora ao dirigir o veículo. O rosto da cantora foi inserido em seguida, por cima da face da dublê, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial.

Primeiro, são fornecidas várias amostras de fotos e vídeos da cantora. Dessa forma, a IA é treinada para identificar os principais aspectos do rosto de Elis — como a forma como a boca dela se move ao cantar e os seus traços, para que, depois, a ferramenta consiga recriá-lo.

Quem foi Elis Regina?

Dona de uma voz e personalidade inconfundível, Elis Regina, conhecida como “Pimentinha”, gravou 30 discos e vendeu milhões de cópias. Foi também uma das artistas mais populares entre as décadas de 1960 e 1970.

A cantora morreu em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, em decorrência de uma parada cardíaca provocada pelo consumo de drogas e álcool.

Confira o vídeo

COMPARTILHAR