O presidente eleito Lula (PT) foi recebido por 10 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 9. O encontro durou quase 1 hora. Um vídeo da reunião mostra o clima amistoso entre o petista e os juízes.
Durante a conversa, os magistrados manifestaram “preocupações com o país”, sobretudo na área de investimentos, educação e meio ambiente.
Decisões do STF que beneficiou o petista
Lula obteve algumas vitórias na Corte. Em novembro de 2019, Lula saiu da cadeia, depois de a maioria dos ministros do STF votar pela derrubar a validade da prisão depois de condenação em segunda instância. Em março de 2021, Edson Fachin anulou todas as condenações contra o petista na Operação Lava Jato, restabelecendo seus direitos políticos e tornando-o elegível mais uma vez.
Acompanharam Lula a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o senador eleito Flávio Dino (PSB), cotado para ser o ministro da Justiça, o deputado federal reeleito Paulo Teixeira (PT-SP), o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT-SP), os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin e o procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias, possível advogado-geral da União do novo governo.