Rússia planeja resgate de astronautas no espaço

Cápsula acoplada à Estação Espacial Internacional foi danificada por micrometeorito

A Rússia vai colocar em prática um plano de resgate de astronautas que estão no espaço. Um micrometeorito, que se chocou contra a Estação Espacial Internacional (ISS), provocou um grande vazamento de líquido de refrigeração, danificando a cápsula Soyuz. O impacto do micrometeorito de origem natural abriu um buraco de “menos de um milímetro de diâmetro” em um tubo de refrigeração.

Segundo o ex-astronauta Sergei Krikalev, diretor de programas de voos espaciais da Rússia, o vazamento afetou o sistema geral de refrigeração da cápsula, mas que não “há ameaça para a tripulação” no espaço.

Por causa do incidente, a Rússia enviará a nave Soyuz substituta ao espaço, em fevereiro, para trazer os astronautas — dois russos e um americano — à terra.

A cápsula “será lançada em 20 de fevereiro sem passageiros”, informou a Roscosmos em um comunicado. Inicialmente, o lançamento da nave estava previsto para 16 de março para levar outros três tripulantes para a ISS.

A cápsula danificada voltará para a terra sem astronautas, provavelmente “entre meados e fim de março”, acrescentou. Além dos três membros da tripulação, a ISS tem atualmente outros quatro ocupantes, que chegaram à bordo da cápsula Dragon, da SpaceX.

A ISS é um dos poucos setores em que Rússia e Estados Unidos ainda cooperam após o início da guerra da Ucrânia e as sanções ocidentais aos russos.

COMPARTILHAR