Falha em sistema cancela todos os voos nos Estados Unidos

Voos domésticos e internacionais que decolariam dos aeroportos estadunidenses foram mantidos em solo durante a manhã

Uma falha em um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos fez com que todos os voos saindo de aeroportos do país fossem cancelados temporariamente nesta quarta-feira (11). As decolagens domésticas e internacionais que sairiam dos aeroportos estadunidenses foram suspensas nesta manhã por determinação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês).

De acordo com a FAA, houve uma queda do sistema Notam, que alerta pilotos e outros funcionários da aviação sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos, e, com isso, apenas voos militares e de resgate médico estão decolados a autorizar. Por ordem da entidade, os voos em geral deveriam ficar em solo pelo menos até 9h pelo horário da Costa Leste dos Estados Unidos (11h de Brasília).

Diante do fato, a Casa Branca informou que não há qualquer evidência de que a falha tenha acontecido por conta de um ataque cibernético. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que acompanha o caso e declarou que os voos previstos para chegar nos aeroportos dos EUA poderão pousar com segurança.

A determinação aplicada aos aeroportos dos Estados Unidos fez com que terminais europeus também relatassem atrasos. O Aeroporto de Barajas, em Madri, na Espanha, informou que os voos saindo para os Estados Unidos estão “várias horas atrasados”. Em Paris, os aeroportos Charles de Gaulle e Orly também informaram já ter atrasos em voos para cidades dos EUA.

Fonte: Pleno News

COMPARTILHAR