Deputada respondeu fazendo o ‘L’, gesto que ficou caracterizado como uma demonstração de apoio a Lula
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) recebeu vaias durante a cerimônia de diplomação dos parlamentares eleitos neste ano. A cena foi registrada na segunda-feira 19, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
Nas imagens, é possível ver a parlamentar reagindo às vaias. Ela fez o “L” com as mãos, gesto que ficou caracterizado como uma demonstração de apoio ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No mesmo dia, durante a cerimônia de diplomação de governadores, senadores e deputados eleitos, o público presente vaiou o futuro presidente. As cenas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver os cidadãos entoando os gritos “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.
Além do “Lula, ladrão”
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou os deputados e os senadores para a sessão solene de posse de Lula e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), em 1º de janeiro.
No ato convocatório, publicado no Diário Oficial da União, Pacheco informa que o ritual da posse nos novos cargos — juramento e assinatura do termo de posse — será às 15 horas, no plenário da Câmara dos Deputados.
No artigo 78, a Constituição Federal estabelece que o presidente e o vice-presidente da República “tomarão posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.