A startup Skyroot Aerospace realizou a decolagem hoje
O Vikram-S se tornou o primeiro foguete fabricado pelo setor privado da Índia a decolar para o espaço. A startup Skyroot Aerospace realizou o lançamento, nesta sexta-feira, 18.
A empresa foi criada em 2018, na Índia. De acordo com site da companhia, a missão da startup é “abrir o espaço para todos”.
Até o lançamento de hoje, a única empresa da Índia a enviar foguetes para o espaço era a estatal Organização de Pesquisa Espacial Indiana. A empreitada da Skyroot Aerospace, entretanto, contou com o apoio da empresa governamental.
Pesando por volta de 600 quilos, o modelo Vikram-S decolou do Porto de Sriharikota, na costa sudeste do país, e chegou a quase 90 quilômetros de altitude.
Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, celebrou o feito por meio de uma mensagem no Twitter. “Um momento histórico para a Índia, quando o foguete Vikram-S, desenvolvido pela Skyroot Aerospace, decolou hoje de Sriharikota”, escreveu. “É um marco importante na jornada da indústria espacial privada da Índia.”
O político também saudou os jovens do país pela decolagem. “Essa conquista atesta o imenso talento de nossa juventude, que aproveitou ao máximo as reformas históricas do setor espacial.”