O episódio estaria acontecendo na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro
Traficantes da Vila do Cruzeiro, comunidade localizada no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, estão usando a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República, em papelotes de crack. A informação chegou até a reportagem do site Pleno News nesta terça-feira (25) por meio de um leitor. Na imagem, Lula está usando um boné preto com as letras CPX em vermelho.
No último dia 12 de outubro, Lula esteve no Complexo do Alemão, outra comunidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o candidato usou o respectivo boné. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro afirmaram que CPX significa cupincha, aliado ao tráfico. Em contrapartida, aliados de Lula falaram que a sigla faz referência à palavra complexo.
Nesta segunda (24), a Justiça Eleitoral, por meio do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, determinou a retirada de uma publicação do Twitter que liga o boné de Lula ao termo cupincha.
“É forçoso reconhecer que a propagação desses conteúdos, sem nenhum respaldo probatório, tem o potencial de interferir negativamente na vontade do eleitor”, escreveu o ministro.
IMAGEM DE LULA É UTILIZADA NAS EMBALAGENS DE DROGAS EM ITAPERUNA
Sim, é verídico e foi checado pela redação do site Serra News. A imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está sendo utilizada por traficantes de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Os criminosos estão colando a foto do político nas embalagens de drogas que são vendidas à usuários.
A situação veio à tona na madrugada de quarta-feira, (19), durante operação policial do 29º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que resultou na prisão do suspeito, onde recebeu voz de prisão em flagrante e já foi transferido para o sistema prisional.
Na casa criminoso, localizado no Loteamento Boa Vista, os agentes apreenderam 71 munições, além de 164 pinos de cocaína, com a foto do petista com o boné ‘CPX’. A polícia de Itaperuna investiga o caso.
Durante patrulhamento, a Polícia Militar se deparou com um Hyundai HB20 de cor branca, na Rua Benito Mussolini, cujo motorista, suposto usuário, mantinha contato com o suspeito para comprar entorpecentes e ainda tentou escapar da abordagem ao perceber a aproximação da guarnição, que, contudo, o interceptou na Rua Manoel Cordeiro Junior, encontrando no interior do carro, quatro pinos de cocaína.
O acusado de tráfico de drogas foi detido e após buscas em sua residência, os PMs apreenderam 164 pinos de cocaína; 71 munições intactas e deflagradas de calibres 45, 357, 32, 380, 762, 22, 38, 44 e 5.5, além de balança de precisão e celular. As embalagens das drogas possuíam a imagem do candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O traficante acabou autuado em flagrante na 143ª Delegacia Legal de Itaperuna e foi transferido ao sistema prisional, enquanto que o usuário, responderá em liberdade.
EPISÓDIO PARECIDO
Em janeiro de 2020 aconteceu um caso parecido com a cantora Ludmilla. Traficantes da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, usaram a imagem da cantora Ludmilla como estampa de malotes de maconha. Na ocasião, a cantora se manifestou e emitiu uma nota repudiando a ação dos traficantes.