A empresa brasileira hoje é líder no segmento de jatos leves, com a família Phenom
A fabricante brasileira de aviões Embraer mostrou um conceito de jato executivo do futuro, sem pilotos e com um design exótico.
O anúncio foi feito durante a feira de aviação executiva mais importante do globo, a NBAA, que acontece em Orlando, na Flórida.
A empresa brasileira hoje é líder no segmento de jatos leves, com a família Phenom 100 e 300 fabricada em Melbourne, próximo de onde a feira é realizada e na chamada “Costa Aerospacial” americana.
Detalhes da aeronave e nome ainda não foram detalhados, mas, segundo a Embraer, o conceito é de um avião executivo “totalmente autônomo, que propõe um jato de cabine média com três cabines para operar com propulsão 100% sustentável.
Com este conceito ousado, continuamos a inspirar a indústria a se tornar mais sustentável, integrada e centrada no ser humano”.
Nas imagens divulgadas, é possível ver que a cabine de comando não existe e que, no lugar dela, há um grande vitral onde os passageiros podem se acomodar e observar a paisagem.
A asa em parece muito com a da linha Praetor, mas a parte de trás chama a atenção pelo design da área onde estão os motores. Aparentemente, são dois motores, mas ao invés de estarem lado a lado, estão um em cima do outro, com uma entrada de ar tripla.
Este motor seria provavelmente alimentado por combustíveis sustentáveis como o hidrogênio, mas a fabricante não deu detalhes sobre a propulsão, afirmando apenas que será “100% sustentável”.
O interior, por sua vez, apresenta grandes mudanças, além da parte dianteira como citado.