Giorgia Meloni toma posse na Itália, formando um governo de direita

Líder do partido Irmãos da Itália venceu as eleições gerais de 25 de setembro

Giorgia Meloni tomou posse na manhã deste sábado na Itália perante o presidente da República, Sergio Matarella.

A líder do partido Irmãos da Itália (FdI) venceu as eleições gerais de 25 de setembro deste ano e é a primeira mulher a ocupar a cadeira de premier no país.

Além de Meloni, todos os 24 ministros do novo governo também participaram da cerimônia ao lado de Mattarella.

A transferência de poderes entre o ex-premier Mario Draghi e Giorgia Meloni e a primeira reunião do conselho de ministros no Palácio Chigi, sede do governo, ocorrerá no domingo, 22, às 8h30.

O que esperar de Giorgia Meloni

Ao assumir a terceira maior economia da União Europeia (UE), atrás apenas da Alemanha e da França, Giorgia terá desafios enormes e, de maneira geral, muito parecidos com os enfrentados por toda a Europa, como inflação alta, risco de recessão, escassez de energia e alta dos preços, crise demográfica, imigração em massa, desemprego, violência. Parte dos problemas, especialmente a crise econômica, é reflexo das medidas restritivas adotadas pelos governos da UE para combater a pandemia de covid-19 e das sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia.

Considerada uma eurocética, a italiana deverá adotar um postura mais rígida e crítica em relação à UE, especialmente quanto a repasses e tentativas de alteração das leis de imigração. Um “Brexit” italiano, contudo, está fora de cogitação, uma vez que a Itália é um dos países fundadores do bloco.

Quem é Giorgia Meloni

Nascida no dia 15 de janeiro de 1977 na Roma, Giorgia Meloni começou a se interessar por política aos 15 anos em associações estudantis de direita, enquanto trabalhava como babá e garçonete. Em 1996, tornou-se líder do sindicato Azione Studentesca, cujo emblema era a Cruz Celta. Em 2006, obteve o certificado de jornalista e também foi eleita deputada e vice-presidente da Câmara dos Deputados. Dois anos mais tarde, foi nomeada Ministra da Juventude no governo de Silvio Berlusconi. Sua juventude, tenacidade e a linguagem direta conquistaram as redes. Seu discurso ficou famoso em 2019, quando ela se definiu: “Sou Giorgia. Sou mulher, sou mãe, sou italiana, sou cristã”. Zelosa com sua vida privada, é mãe de uma filha nascida em 2006 e vive separada do pai da criança, um jornalista da televisão.

COMPARTILHAR