Moraes dá 48h para Defesa entregar auditoria das urnas

Ministro acatou um pedido da Rede Sustentabilidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, deu 48 horas para o Ministério da Defesa entregar à Corte a auditoria realizada pela pasta no primeiro turno com cerca de 400 urnas. De acordo com o Tribunal, o prazo vale a partir desta quarta-feira (19).

Moraes atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade e afirmou em sua decisão que “a realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”.

– Essa pretensão de envolvimento desvirtuado e direto das Forças Armadas no pleito eleitoral vem sendo instrumentalizada concretamente por meio de inúmeras “sugestões” feitas a este Tribunal, a maior parte delas infundadas e sem qualquer suporte técnico, com o pretenso fim de dar maior confiabilidade ao sistema, sem nenhuma vulnerabilidade efetivamente apontar – diz a Rede no pedido.

O ministro pediu cópias da auditoria da Defesa, mandando que sejam destacados os recursos empregados para a realização de tal. Ele determinou ainda que Bolsonaro apresente sua defesa em cinco dias.

Fonte: Pleno News

COMPARTILHAR