CNI mais que dobra projeção do PIB e iguala expectativa de Guedes para 2022

FMI também ampliou estimativas positivas da economia brasileira

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mais que dobrou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. A estimativa atual está em 3,1%, ante 1,4% da expectativa anterior, de julho. Os dados fazem parte do Informe Conjuntural do terceiro trimestre, divulgado nesta terça-feira, 11.

A projeção da CNI se assemelha à do ministro da Economia, Paulo Guedes. Em setembro, durante evento organizado pela Associação Comercial e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Guedes disse que o PIB brasileiro podia crescer 3% até o fim de 2022.

A revisão positiva ocorre devido às mudanças de cenário no primeiro semestre. Houve normalização parcial das cadeias globais de suprimentos, aumento de gastos com programas sociais e queda da inflação.

FMI: Brasil cresce mais que EUA, Alemanha e França

Também ontem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou seu relatório de monitoramento da economia global e elevou a expectativa de crescimento para o PIB do Brasil em 2022.

Para o FMI, a projeção para o PIB deste ano é de 2,8%, aumento de 1,1 ponto porcentual em relação à edição anterior, de julho. Em 2023, o FMI projeta para o Brasil crescimento de 1%, diminuição de 0,1 ponto contra a projeção anterior.

COMPARTILHAR