Presidente teve 1,7 milhão de votos a mais do que o registrado há quatro anos
A votação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições de 2022 representou um crescimento de seu eleitorado na comparação com 2018. Há quatro anos, o atual líder teve 49,27 milhões de votos na primeira rodada de votação. Neste ano, Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos, um aumento de 3,6%.
O primeiro turno de 2022 também registrou uma diminuição nos votos brancos e nulos, que atingiram o menor percentual desde 1994, com 4,41%. A abstenção, por outro lado, foi de 20,9% do total, maior percentual desde 1998.
BOLSONARO LIDERA NA MAIORIA DAS CAPITAIS
A apuração do primeiro turno da eleição presidencial registrou a vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL) em 16 das 27 capitais brasileiras. O adversário do chefe do Executivo no segundo turno, o ex-presidente Lula (PT), venceu nas outras 11 capitais.
O domínio de Bolsonaro foi registrado em quase todas as regiões do Brasil, com exceção do Nordeste. No Centro-Oeste, por exemplo, o atual líder venceu em todas as quatro capitais. Já no Sudeste, foi derrotado por Lula apenas em São Paulo. No Sul, Bolsonaro liderou em Florianópolis e Curitiba, mas perdeu em Porto Alegre. No Norte, venceu em seis capitais e perdeu em Belém.
Já no Nordeste, Lula conquistou o maior percentual de votos em oito das nove capitais, com Bolsonaro vencendo em Maceió. Na apuração por estados, Lula foi o mais votado em 14 unidades da federação, enquanto Bolsonaro teve mais votos em 12 estados e no DF.