O debate entre os presidenciáveis no SBT, realizado no último sábado (24.set), bateu recordes de audiência nas redes sociais.
A #DebateNoSBT ficou em primeiro lugar no ranking mundial de assuntos mais comentados no Twitter, os chamados “Trending Topics”. Ao todo, foram 4 horas ocupando o topo da lista global. Já no Brasil, a hashtag ficou 17 horas entre os temas mais comentados.
Apenas no Twitter foram registradas mais de 156 mil menções à #DebateNoSBT. Outros termos ligados ao evento também estiveram entre os assuntos mais comentados do sábado.
Com 48% de participação, é no Twitter, de longe, a maior concentração de informações sobre o debate presidencial. Em seguida, os comentários no Facebook ocupam a segunda posição, com 19%.
O site SBT News, em parceria com o Instituto Lagom Data, fizeram um levantamento dos candidatos que mais interagiram durante as cerca de 2 horas de perguntas e respostas.
“A gente pegou o close caption, que é aquela legendinha que aparece lá embaixo, na sua televisão, e foi pegando tudo que os candidatos disseram entre eles ali. E aí, com isso, a gente pôde ver quem é que fala com quem, por quanto tempo, e com quantas palavras a pessoa usa, e quais são as palavras que são mais utilizadas”, explica o representante do Instituto Lagom Data, Marcelo Soares.
Nas interações verificadas, o candidato Jair Bolsonaro falou mais com Padre Kelmon e Simone Tebet. Soraya Thronicke teve mais interações com Felipe D’Ávila e Ciro Gomes. Simone Tebet dedicou mais tempo de perguntas e respostas a Bolsonaro e Padre Kelmon. Já Ciro Gomes, a Soraya e Tebet. Felipe D’Ávila interagiu mais com Soraya e Kelmon. E o Padre, com Bolsonaro e Tebet.
Os assuntos mais comentados pelos candidatos foram corrupção, família, economia, educação e política internacional. No site do SBT News, também é possível ver quais foram os termos mais repetidos pelos 6 participantes. Dentre eles, está corrupção, família, economia e educação. Mesmo se comparecer ao debate, Lula, do PT, ganhou destaque nas discussões.