‘Fujão é mentiroso’ – Lula é desmentido após dar desculpa para “fugir” de debate no SBT

Pool formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja disse que a campanha do petista já sabia da data desde o primeiro semestre

Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que não irá ao debate eleitoral no SBT e alegar conflito de agenda, o pool de veículos que organiza a atração decidiu se manifestar. Os organizadores do evento disseram ter recebido com surpresa a declaração do candidato do PT à Presidência.

“Eu adoraria participar, porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente, o debate do SBT demorou um pouco. Quando veio a resposta, eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo”, explicou Lula nesta sexta-feira (23).

Em nota enviada a imprensa, o pool formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja revelou que, “diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano”.

Além disso, os organizadores informaram que a campanha do petista participou de uma reunião no primeiro semestre para discutir as regras do evento.

O pool disse lamentar “a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto”.

Leia a íntegra do posicionamento:

O pool de veículos de comunicação formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja recebeu com surpresa, nesta sexta-feira (23), a declaração dada à imprensa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para justificar a decisão de se ausentar do debate que será realizado amanhã, 24 de setembro, às 18h15 (de Brasília).

“Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco… minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo…”, justificou Lula.

Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano.

Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente email às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno. E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate.

O pool já existente foi ampliado posteriormente, com a entrada do Terra e da CNN Brasil, conforme anúncio feito em 29 de julho. Portanto, quase dois meses antes da data do debate.

O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto.

COMPARTILHAR