O Partido dos Trabalhadores (PT) adentrou nesta quarta-feira (14) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o algoritmo do Youtube, com a acusação de está supostamente favorecendo vídeos da Jovem Pan News.
A ação do partido do ex-presidente tem como base um levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentou que o algoritmo do Youtube supostamente privilegia vídeos da Jovem Pan com conteúdos pró-Bolsonaro nas recomendações.
“O privilégio concedido aos conteúdos da Rede Jovem Pan podem violar esse acordo, bem como o princípio da neutralidade das redes, previsto no Marco Civil da Internet”, diz a campanha de Lula.
Os advogados pedem que o Google se manifeste sobre os dados levantados pelo estudo da UFRJ e que anuncie quais medidas irá adotar para corrigir a suposta irregularidade apontada.
Através de uma nota divulgada, o Youtube explicou que seus sistemas de recomendação consideram diversos “sinais”.
“Nosso sistema de recomendações busca ajudar as pessoas a encontrarem vídeos que lhes ofereçam algo útil e interessante. Para fazer isso, nos baseamos em vários tipos de ‘sinais’, ou seja, dados que alimentam o sistema. Esses sinais incluem cliques, tempo assistindo, respostas a pesquisas, número de compartilhamentos, números de cliques em ‘gostei’ e ‘não gostei’, entre outros.“, explica eles na nota.