No Distrito Federal, estelionatários tentaram burlar os mecanismos de segurança do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de uma forma que até mesmo a equipe de monitoramento de benefícios ficou surpresa. O setor detalha que, em um dos pedidos de aposentadoria feitos à autarquia federal, encontrou um documento bizarro: uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fraudada com a foto de um modelo e apelidos no lugar dos nomes. O caso foi registrado para apuração na Polícia Federal (PF).
A tentativa de fraude foi descoberta pela Superintendência Norte/Centro-Oeste, onde o trabalho de monitoramento de benefícios identificou a tentativa de golpe. O autor da ação seria morador do município de Valparaíso, no Entorno do DF, que tentou entou usar o documento falso para pedir aposentadoria.
O INSS explica que, para evitar fraudes, os servidores trabalham para comprovar se a pessoa que fez o pedido realmente possui condições ou algum tipo de vínculo. Em casos onde a fraude seja comprovada e o golpista tenha algum tipo de vínculo com a autarquia, ele automaticamente perde o benefício pela tentativa de estelionato. O caso segue sob investigação.